O Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), consiste em uma iniciativa privada responsável por gerar e comercializar energia elétrica sem a interferência de uma concessionária. Infelizmente, o Mercado Livre de Energia só está disponível para consumidores que tenham uma demanda energética maior ou igual a 500kW, algo em torno de cem mil reais de tarifa, com isso os consumidores menores ficam de fora do ACL.

Quando dizemos que a energia solar irá mudar este mercado, essa mudança começa na redução aparente dos custos tanto de produtos quanto de instalação referentes a energia solar. Com os orçamentos caindo e a eficiência aumentando, a energia solar vem se tornando cada vez mais rentável.

Além desse fator, devemos lembrar que a energia solar tem seu pico de produção durante o dia, ou seja, durante o momento de maior demanda e preço de energia há um sistema gerador em seu pico de produção. “Dessa forma, além de ajudar o sistema, a fonte proporcionará uma maior economia aos consumidores e rentabilidade aos investidores, quando comparada com fontes que têm a maior parte de sua geração nos horários da noite e madrugada”, diz Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR. Rodrigo complementa dizendo “Ainda, representará um alívio a todo o sistema elétrico em horários de alta demanda diurna, como nos meses quentes de verão, e reduzirá a necessidade de despacho de termelétricas emergenciais, caras e poluentes, para suprir a demanda dos consumidores”.

Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, conclui dizendo que além de todos os benefícios já ditos, há a questão de que com energia a solar tomando maior espaço dentre os geradores participantes do ACL, a produção energética se torna cada vez mais eficaz e sustentável.

“Muito em breve, projetos de energia solar fotovoltaica no ACL representarão um novo mar de oportunidades e contribuirão para a competitividade de segmentos importantes da nossa economia, como shopping centers, supermercados, fábricas, entre outros” indica Ronaldo. Por fim ele conclui dizendo que “Isso será possível por meio da estruturação de produtos customizados, adequados especificamente às necessidades de consumidores com maior consumo de energia elétrica no período diurno, em horário comercial, quando a geração solar fotovoltaica mais se destaca”